quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Feliz Natal e Próspero Ano Novo


Daqui a pouco eu prometo encontrar um tempo para escrever sobre as últimas viagens e descobertas.

Por enquanto, fiquem com a bela foto do Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa.

Boas Festas,
Juliana e Rômulo

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Barcelona e o tabagismo

Acho que pelo menos 85% da população aqui fuma!

Um dia se eu tiver paciência, vou procurar dados comprovados, mas é praticamente impossível andar pela cidade sem respirar uma baforada a cada 2min.


Quem me conhece sabe que eu tenho verdadeiro asco a cigarro e derivados do fumo. Não só porque mata aos poucos, porque deixa os dentes amarelos, porque deixa todo mundo fedendo a murrinha que me dá nauseas, mas principalmente porque EU SOU ALÉRGICA!!!


Sim, e com a idade minha alergia só piora.


É só eu inalar uma vez que sinto o nariz fechando, que vai ficando cada vez mais difícil para respirar, que meus olhos e nariz começam a coçar MUITO.


Então, imaginem o inferno que é viver em uma cidade/país onde o único lugar em que é proibido fumar é dentro dos transportes públicos.


Ao sair do metro, eu tento correr muito, pra não ter que subir as escadas atrás de ninguém, porque os espanhóis não esperam nem sair do túnel subterrâneo para acender seus cigarros.

É um vício nojento, que me perdoem os meus leitores fumantes.
Mas como aqui é muito difícil encontrar um bar ou restaurante em que seja proibido fumar, quando saímos de casa para comer somos obrigados a respirar aquele ar poluído, porque nem na hora das refeições eles apagam o maldito. E acendem um atrás do outro.
A gente até perde um pouco o prazer de ir a um restaurante desse jeito.

Caminhar na rua é outro problema, principalmente se você estiver contra o vento... não existe prédio comercial que não tenha uma patotinha reunida soltando baforadas. E lá vou eu ficando com falta de ar pelo caminho.