sábado, 15 de novembro de 2008

Torre de Londres




Agora que surgiu um tempinho, vou falar da Torra de Londres, um dos lugares mais bonitos da cidade, mas que a gente nunca havía ido, pois tem que pagar entrada.

Então, deixamos para entrar na Torre só agora! Depois de nem morar mais lá.

A Torre é um cartão postal da cidade, um dos poucos sobreviventes do Grande Incêndio de 1666 (foi por causa da Torre, o depósito de pólvora do reino que eles se empenharam mais em terminar com o fogo, pois se ele chegasse ali, seria Adeus London!), seu prédio principal tem 1000 anos!

A Torre é uma fortaleza construída sob a proteção do antigo muro romano, já foi residência de Reis e Rainhas, já foi depósito militar, recebeu construções de Henry VIII como presente à Ana Bolena, que foi decapitada ali, em frente às casas e teve outras rainhas ecaptadas ali.
É o lugar que teve prisioneiros importantes, como a própria Rainha Elisabeth, que quando ainda apenas uma princesa, foi presa ali por sua meia-irmã, a católica Blood Mary.

É muito emocionante caminhar por ali e saber que tantos momentos importantes na história da Inglaterra e do mundo se passaram dentro daqueles muros.
Claro que as prisões hoje viraram lojas de souvenirs e que o Traitors Gate não vê a entrada de ninguém por ali há muitos anos.
Mas a Torre ainda é controlada pelo Exército Britânico e é um palácio Real.

Um total de 20 condecorados e jubilados soldados viram guardiões da Torre, prestando serviço à Sua Majestade, guardando as jóias da coroa, guardando os prisioneiros, vivendo dentro dos muros, recebendo a honra de poder celebrar importantes eventos familiares em suas Capelas e proporcionando aos visitantes divertidas histórias em seus Tours comentados pela Torre.
(Algumas dessas histórias são um pouco macabras, como a mal sucedida tentativa de um importante prisioneiro, que de tão gordo rompeu a corda de lençóis que utilizou para fugir e acabou caindo de cabeça... cabeça essa que demoraram para encontrar, pois ele era tão gordo e pesado, que o peso do corpo fez a cabeça do homem entrar para dentro do corpo... horrível! E eu resolvi ser bem desagradável e contar isso para vocês também... é a vida)
Estes guardiões da torre são chamados Yeoman Warders, mas carinhosamente apelidados como Beefeaters!
Claro que existe uma razão histórica para isso também, pois houve uma época em que parte do seu salário era pago em pedaços de carne (beef), há rambém uma outra explicação, mas essa aqui é a que eu acho mais original!


Ah! Os Corvos!
O Rei Charles II resolveu se ver livre dos corvos que habitavam o Tower Hill, pois atrapalhavam o observatório astronômico que então era ali e não em Greenwich, mas lhe disseram que a sobrevivência da torre e da monarchia britânica dependiam da permanência dos Corvos naquelas colinas.
Por isso, nunca há um mínimo de 6 corvos habitando as terras Torre.

As jóias da coroa deveriam ganhar um capítulo a parte. São imponentes, e não é todo dia que a gente tem a oportunidade de admirar um dos maiores diamantes do mundo.
Diamante esse cujo corte foi a obsessão do Albert, o marido da Rainha Victória, e o responsável por diminuir em muito o tamanho do diamante para deixá-lo mais brilhante.
(Dr. Who? também é cultura britânica!)

Fica aí a dica. É um lugar que vale e muito a pena ser visto.
Inclusive, é impressionante o tamanho da armadura do Henry VIII em já avançada barriga!

3 comentários:

Claudia Pimenta disse...

oi juliana! adorei a torre de londres, sua história, os beefeaters... é um passeio e tanto! estava um dia bonito e tirei lindas fotos! depois ainda vai lá p/o blog! bjs, querida, e boa semana!!!

Bia disse...

Eu amei esse lugar também. Tirei uma foto de um beefeater com uma sacola com a bandeira do UK. No dia em que fui, estava tudo dourado, pois tinha um sol de outono brilhando.

Anônimo disse...

http://semsugestaodenomes.blogspot.com/