sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Barcelona - Mediterrâneo, 5 de Setembro de 2008


Para começar bem o dia, acordei com o Rômulo para acompanhá-lo no café da manhã de aniversário, e para terminar de arrumar a mala.

Pouco depois das 12h saímos de casa rumo ao Porto de Barcelona. Chegamos no Colombo, caminhamos um bocado, no Sol - maior calorão, até encontrarmos o ônibus que faz a travessia até o terminal B, de onde saía o nosso navio.
Nota: para chegar no terminal tem que atravessar uma ponte, porque a entrada dele é no meio do mar.

Depois de uma fila um pouco grande, que enfrentamos com outros companheiros da "firma", finalmente entramos no Navio, onde fomos recebidos com uma taça de espumante.

Resolvemos ir diretamente para o quarto, para largar as coisas e passear pelo navio apenas com o cartão de identificação/crédito/chave da cabine. Isso é uma coisa boa, a gente fica livre de carteira, relógio, bolsa, e anda somente com aquele pedacinho de plástico, que é tudo o que se precisa lá dentro.

Depois de descarregar e inspecionar a cabine, saímos em direção à piscina, onde sabíamos que estava uma parte do pessoal.

Zarpamos logo após um treinamento de emergência, onde todos tem que dirigir-se a suas cabines, colocar os coletes salva-vidas, reunir-se no seu local de encontro e ouvir uma explicação básica sobre os procedimentos. Isso é obrigatório a TODOS os passageiros, e o Navio não pode deixar o Porto sem fazer esse treinamento, como os aviões, só que com tanta gente, a participação é obrigatória.

Agora, sobre o Navio. O nome do Navio é Norwegian Jade.
Ele é enorme, mas dizem que existem outros bem maiores!
Antigamente ele era temático Havaiano, e resquícios dessa época permanecem, nos ibiscos gigantes em resina no 6o andar, nos painéis de alguns dos restaurantes, nos carpetes decorados com sereias, estrelas do mar, peixes, etc.
Bem, o navio é Norte Americano, o que explica muito os exageiros de cores e formas dos ambientes. O nosso local de encontro para emergências chamava-se Medusa Lounge, e haviam estátuas em resina cor-de-laranja, em uma decoração com muito roxo no local. As poltronas lembravam plantas marinhas... uma coisa bem over, mas nem tão feia.
Com cabines e acesso aos passageiros existem 9 andares. Os quartos começam a partir do 4o, onde tem um centro médico, e a partir do 6o andar começam os restaurantes (10 no total), bares e lounges (11 no total), academia, spa, salão de beleza, quadras de esportes, piscinas, jacuzzis, lojas (2), internet café, biblioteca, Teatro, Cassino, etc.

É um superhotel flutuante, onde se pode passar o tempo sem ficar entediado. Na TV, além do canal com previsão do tempo, do que fala sobre segurança e emergências e do que mostra a frente do navio, se podia assistir a filmes em 3 linguas diferentes, notícias, entre outros.

Eu me senti dentro de um hotel em Las Vegas, com a diferença de que a gente não pode simplesmente sair porta a fora a qualquer momento, e de que dá um pouco de enjôo ao olhar para o lado, e ver que o mar está passando.

Uma coisa curiosa: nunca pensei que o mar pudesse ser de um tom de azul tão intenso e tão bonito!

Depois de conhecer o restaurante próximo a piscina, que ficava 24h por dia aberto, e que era Buffet, onde se encontrava de tudo um pouco, fomos confraternizar com o pessoal.

Percebemos então que seria impossível utilizar as piscinas e jaccuzis, pois elas eram um pouco pequenas para a quantidade de gente ao redor delas. Fizemos um passeio de reconhecimento pelos decks superiores, descobrimos que na frente do navio fazia silêncio e se podia aproveitar um pouco de paz (a música caribenha-brasileira das piscinas e a decoração estilo Miami eram um pouco demais).

Depois de tantas emoções, nos recolhemos à cabine para descansar e nos arrumarmos para o jantar mais formal com toda a equipe.

Na hora de entrar no restaurante nos demos conta de quanta gente havia naquele Navio!
Tinha uma fila enorme, muita gente tendo que esperar um bom tempo para poder comer nos restaurantes a la carte.

Nós tinhamos uma reserva, pois com o povo todo não dava para deixar ao acaso para conseguirmos mesas. O jantar foi bem agradável, com direito a Veuvet Cliquot para o brinde e bolo de aniversário e parabéns para o Rômulo.

A festa continuou na Boate do Navio, onde nos acabamos na pista, ao som de muita música ruim e 2 ou 3 que se salvavam, e depois de muito cansaço, de não ter podido utilizar o karaoquê (chegamos tarde) e estar com sono, nos recolhemos para dormir um pouco antes de chegarmos em Cannes.

Ah! O Navio viaja mais rápido durante a noite, e balança um pouco mais.

Nenhum comentário: