segunda-feira, 19 de novembro de 2007

London, 17th November 2007


Mais uma day-trip a partir de Londres, dessa vez sozinhos: Dover!
Dover é uma cidade costeira, com um dos Portos mais movimentados da Inglaterra.
Foi ali, a primeira vez que vimos caminhões de carga andando nas ruas.

Dover tem como maiores atrações a vista, pois se pode enxergar a França do outro lado em dias claros; os "White Cliffs" - que a gente não viu, porque chegou meio tarde na cidade, e estava um frio desgraçado; o Castelo de Dover - onde o Henrique V, pai da primeira Elizabeth se escondeu quando largou a primeira mulher; o Farol dos tempos Romanos; uma Igreja de 1000 anos; e os túneis subterrâneos escavados na montanha, abaixo do castelo, que foram utilizados nas Guerras Napoleônicas e depois aumentados e reutilizados na Segunda Grande Guerra.

Como chegamos na cidade quase as 2h, fomos direto em direção ao Castelo, que dá pra ter uma vista legal do English Channel e da França láaaaaaa do outro lado.
Quando compramos os ingressos, o guia que vende falou que era legal a gente começar pelos túneis, porque o último tour iria sair dali a uma meia hora, e foi por ali que começamos mesmo.
Os túneis não são mais utilizados pelas forças armadas, mas a gente não faz o tour por todos eles... passamos pelos túneis que eram o hospital, onde eles fazem uma dramatização radiofônica como se estivéssemos na época da guerra, recebendo um ferido, passando inclusive pela sala de cirurgia, onde falta luz no meio do procedimento, e também pela cozinha do hospital, com comida de verdade e tudo. Depois, passamos pelos centros de inteligência de Guerra, onde Marinha, Exército e Aeronáutica tinham seus postos de comunicação, e de onde o Vice-Almirante Ramsey encabeçou a Operação Dynamo, que resgatou quase 400 mil soldados Ingleses, Franceses e Belgas na França, pois eles estavam praticamente encurralados pelos alemães.
Esses túneis da inteligência, eram os mesmos que foram utilizados pelo Exército Inglês na época da Guerra contra o Napoleão.
É muito legal o passeio, e a gente se dá conta do quão importante foram as duas grandes guerras na vida das pessoas que moravam aqui na Europa.
Meu avô, que nunca se conformou por não ter sido convocado pelo Exército Brasileiro para vir lutar com a FEB, é que ia ter gostado de fazer essa viagem no tempo, e sentido um pouquinho como foi essa fase escura da história européia.

E já que estamos falando da Guerra, tenho uma curiosidade que tem um pouco a ver com o passeio. Aqui, a partir do final de outubro, até o dia 11 de novembro, as pessoas compram nas ruas as Poppy Flowers, que são feitas durante todo o ano por pessoas especiais, e que servem para relembrar os mortos nas duas grande guerras, e para angariar fundos para a Legião Britânica. Aqui, todo mundo usa a florzinha nas ruas, e no dia 11/11, às 11h da manhã, Londres pára para fazer um minuto de silêncio, em homenagem àqueles que perderam a vida nas guerras.

Depois do passeio pelos Túneis, fomos ver o Farol Romano, que dizem que é a construção mais antiga da Inglaterra, e a Igreja de Saint Mary in Castro, que tem apenas uns mil anos (ela foi construída pelos Saxões no século 10, por volta de 1000 D.C.)... uma jovem construção, com o dobro de idade do que o País de onde viemos.

O Castelo é que a gente não conseguiu aproveitar muito. Colocamos o pé pra dentro da porta, e o Guia veio atrás da gente dizendo que era pra seguir pela esquerda, depois direita, e sair, porque eles estavam fechando. Eram 16h já... estava escurecendo...
Bem, não chegamos nem perto da escada que sobe para a torre, passamos correndo pelos salões do Castelo, levei um susto na hora em que tiramos a foto na frente do trono...
Eu pisei no tapete, na parte que fica para fora da cordinha, e uma voz começa a dizer: "O que que tu pensa que tá fazendo? Sai logo de cima desse tapete!!!".
Era uma gravação, mas eu e a mulher do outro casal que estava sendo expulso do Castelo com a gente também levou um susto. 
É por isso que na foto (ali no Picasa), eu to me dobrando de tanto rir!!!

Depois de sairmos correndo do castelo, com a noite caindo, não tínhamos mais muito o que fazer na cidade.

A lojinha do Castelo fechou, e não conseguimos comprar nada como souvenir, a cidade inteira fecha pelas 17h, como todas as cidades pequenas nesse país.

Conseguimos ao menos parar para tomar um café e comer alguma coisa, para descongelar um pouquinho. Estava MUITO frio!!!
A gente quase congelou no topo da montanha, na beira do mar...
Não tinha nenhum relógio na rua dizendo a temperatura, mas a sensação térmica devia ser de 1 grau.

Quando descemos do trem, em Londres, a gente sentiu que estava até quente por aqui.




2 comentários:

Anônimo disse...

Ju, outra coisa que tu tens que reler agora é Agatha Christie, com o Poirot. Me lembro das viagens dele pela Inglaterra, dava muita vontade de seguir os roteiros.

Juliana disse...

O que eu quero mesmo é viajar no expresso oriente!!!
De casaco de peles, bem chique!!!

Como o pessoal que viajou no trem que estava na plataforma ao lado do que pegamos para Dover.