terça-feira, 26 de agosto de 2008

Barcelona, 26 de Agosto de 2008

E faz quase uma semana que o tempo anda nublado, e o calor deu uma trégua... nunca pensei que fosse ficar feliz com tempo nublado, depois de viver 1 ano na Inglaterra, mas a verdade é que o sol eterno também cansa!

Ainda mais para alguém que não gosta muito de calor como eu.

Pra mim, o clima anda ótimo!
Quem dera ter sol e a mesma temperatura de agora, SEMPRE!

Bom, eu sei que falo muito mal da gente daqui, mas eles também fazem por merecer.
Ontem, depois de ter sido muito bem atendida na "loja" concesão de uma famosa marca no El Corte Inglés (a Harrods espanhola), estava a esperar o Rômulo sair da parte do supermercado olhando artigos de beleza, quando uma vendedora vem mostrar os produtos para um senhor, e se pára na minha frente, entre eu e a gôndola a qual eu estava olhando e conjecturando se ia comprar ou não, e tentando achar um complemento que me interessava... enfim, aqui, eles não tem o mínimo de consideração com os clientes.
Essa não foi a primeira vez que um funcionário de loja fez isso comigo, até em supermercados, eles não esperam que tu pegues o que quer na gôndola, eles simplesmente se atravessam na tua frente, para repor o que quer que seja.

Eu já trabalhei em loja, claro que em um ambiente diferente, mas mesmo assim, não custa nada perder 2 segundos e ser bem educado, e deixar o cliente pegar o que quer bem feliz.
Talvez você até venda mais do que espera...

Uma americana na loja em londres ficou surpresa pela cordialidade e atenção com que fora atendida na loja.
Ela procurava uma numeração para o marido, se ajoelhou no chão da loja para procurar, e eu mais do que depressa fiz ela levantar e pegar para ela o que ela procurava.
1º que isso era o MEU trabalho.
2º que ela mexendo significa mais trabalho para os vendedores colocarem a loja em ordem.
3º que cortesia não faz mal a ninguém, e as pessoas não deveriam ficar surpresas por serem bem atendidas.
Segundo a senhora americana, nos Estados Unidos os vendedores dão a parecer que fazem um favor em atender os clientes.
Da onde eu venho, também não somos perfeitamente atendidos por prestadores de serviço, mas ainda assim é bem melhor do que aqui.

Enfim, educação é uma coisa que a gente aprende em casa e infelizmente hoje em dia os pais parecem estar muito ocupados para ensinar isso a seus filhos.
Talvez seja por isso que o mundo está do jeito que está.

Eu ouvi uma professora dizer outro dia (acho que foi aqui) que os pais agora esperam que a escola ensine TUDO a seus filhos, inclusive limites e boas maneiras. É uma pena, mas dessa forma, como eles crescerão pessoas minimamente decentes, se não sabem como sê-lo?

Um comentário:

Bia disse...

Pronto, JU! Filão de emprego aí na Europa: aulas de boas maneiras. Tui bem pode ficar rica.