domingo, 17 de junho de 2007

London, 17th June, 2007

Domingão, dia de descansar... não fazer nada... DOCE ILUSÃO!!!

Acordamos cedo para vermos mais alguns lugares pra morar... e, como o lugar era perto do parque de Greenwich, fomos até lá dar uma conferida no relógio que regula o horário do mundo todo, e também pisar ao mesmo tempo no oriente e no ocidente.

Até aí, tudo bem... tem um jardim bem ainda ao norte do Tâmisa, onde estávamos, o Island Gardens, onde tem dois prédinhos gêmeos, um de cada lado do Tâmisa... mas para chegar lá do outro lado, é uma longa história.

Os prédinhos gêmeos, que parecem umas Ocas de tijolinhos a vista, servem de entrada e saída para um túnel que o lado norte ao lado sul do Tâmisa, onde fica o parque e o Observatório Real, onde tem o tal relógio... e onde é o meridiano.

Para entrar no túnel, você desce um elevador, ou uma escada, até mais ou menos 15 metros para baixo da terra, e anda 365 metros para chegar do outro lado, pegar o elevador e subir são e salvo para a superfície, cheia de ar!

Para uma pessoa que não tem problemas com água, e principalmente com lugares fechados, isso é molezinha de fazer.
Mas para alguém como eu, que não é um peixe, tem pânico de ficar sem ar, e imagina nitidamente todos os lugares por onde a água pode entrar e inundar tudo, e te deixar sem ar, é uma travessia bem nervosa de se fazer.

Elevadores geralmente tem uma aberturinha, e do chão não passam... Aviões tem oxigênio suficiente para terminar a viagem (e eu não costumo pensar que ele está no ar, mas que o oxigênio por ali é rarefeito), Metrôs tem muitas entradas e saídas, e também passam por cima da terra em alguns trechos... mas túneis por baixo da água... eu realmente não gosto. Assim como não entrarei em nenhuma pirâmide quando visitar o Egito... sim, alguém já viu como são pequenos aqueles túneis?

Mas depois da travessia pavorosa, foi tudo uma maravilha!!!

Passeamos pelo Royal Naval College
, pelo National Maritime Museum - que é um museu cheio de coisas novas... explico, é um museu que fala da exploração marítima da época de Vasco da Gama e Cristóvão Colombo, em um prédio novo, bonito, em salas decoradas em madeira, com apenas alguns objetos antigos, que mostra os grandes navios Britânicos que faziam a travessia para a América, com maquetes destes navios, como o Mauritânea, mostrando fotos, filmes e alguns objetos da louça e da decoração do navio, onde só faz uma menção ao desastre do Titanic, e onde se pode ver um barqueto do princípe Frederick não sei que número, entre outras embarcações bem conservadas. O museu é bem legal, e tem até alguns experimentos físicos para as crianças brincarem.
Passamos pela Queen's House, apenas por fora, mas que é uma contrução belíssima. Esquecemos de voltar e ver o Hall pintado, que é bem bonito nas fotos, mas passeamos pelo parque de Greenwich, onde tinham muitas famílias e turistas aproveitando o sol.

E finalmente chegamos ao Old Royal Observatory, onde fica o meridiano, onde a hora do mundo todo é regulada, e onde tem um relógio que mostra as 24h do dia. É aí onde todo mundo tira a clássica foto com um pé de cada lado do meridiano... e não é que bem na nossa vez veio um casal e furou a fila!!!
Sim, tem gente mal educada e furadora de fila em todo lugar do mundo! Pena que eles não eram brasileiros, e não escutaram tudo o que eu xinguei eles de mal-educados. Tem ali também uma câmara escura, mas que para ver alguma coisa, a gente tem que implorar para as pessoas pararem um pouco de entrar e sair, para que não entre luz na sala e a gente possa ver alguma coisa...

Mas é ali também onde tem museus bem bonitos e interessantes: um falando sobre os instrumentos marítimos e sobre o fundador do observatório, no prédio original que ele contruiu e morou; outro onde tem uma exposição sobre astronomia e o espaço, e o Planetário atual, todo moderno, mas que não visitamos hoje porque tinha que pagar para entrar.

Quando estávamos já demasiados cansados, resolvemos ir embora... mas antes de pegar o trem e vir para casa, a gente deu uma passadinha no Mercado de Greenwich, que só não parece mais com o brique da redenção, porque o mercado é coberto, e a disposição das bancas é diferente...

O passeio de hoje foi bem bacana.

PS: o ponto alto do dia foi definitivamente ter ido ao meridiano zero, e ter comprado um souvenir lindo!!! Sim, porque a minha felicidade também se faz com compras, além da companhia do Rômulo em todos os passeios.

Nenhum comentário: