sábado, 30 de junho de 2007

O dia dos carros bomba

London, 29th june 2007.

Bem, a sexta-feira que parecia ser como todas as outras que já passamos aqui, mas teve 2 ameaças de atentados, foi tranqüila.

Tirando o fato de que eu saí bem feliz sozinha hoje de manhã, para mais uma entrevista de emprego com um pessoal de uma agência de empregos, e que quando eu saí de lá e liguei pro Rômulo, ele me avisou que a minha mãe estava preocupadíssima no Brasil, porque haviam encontrado um carro bomba no centro de Londres naquela madrugada.
Mas a coisa toda tinha (ou estava acontecendo), relativamente longinho dali, embora eu também estivesse no centro.

Mas fora isso, e o fato de o metrô ter ficado meio "lento" quando eu voltava pra casa, o quase ato terrorista não afetou em nada o nosso dia-a-dia. Apenas o dia-a-dia das pessoas que trabalham pros lados de Piccadilly Circus, pois eles não conseguiam chegar aos seus destinos.

Aqui em Londres, depois de 7 de Julho de 2005, quando tiveram os atentados nos ônibus, o pessoal aqui anda bem antenado com qualquer atitude suspeita, como esse carro abandonado na frente da boate, que despertou suspeitas.
No metrô, sempre tem avisos escritos e falados, dizendo para os usuários ficarem atentos, e relatarem se virem qualquer coisa suspeita, como bagagens abandonadas... mesmo que não seja nada aparentemente grave, eles pedem para que se denuncie a algum funcionário do metrô ou para a polícia.
Nos ônibus também tem avisos desse tipo escritos.
Então, as pessoas aqui não vivem em pânico, mas sim ficam atentas a atitudes e objetos suspeitos.

A polícia está investigando, mas ainda não se sabe de quem foi a autoria dos atentados. Sim, porque mais tarde foi encontrado um outro carro, cheirando a gasolina, que estava em estacionado e local proibido.

Especula-se que seja da Al-Qaeda a autoria, mas não foi confirmado ainda.

E, para espairecer, fomos no final da tarde a Camden Town, que é onde estão as pessoas mais "descoladas" e onde tem a maior concentração de tipos estranhos da cidade.
Em Camden Town tem lojas e mercados que vendem de tudo!
Desde bolsas de grife falsificadas, camisetas engraçadinhas, espartilhos de vinil até loja com roupas pra quem acha que é vampiro (antes de voltar eu vou ter que ir lá e comprar uma pra mim, para o próximo baile a fantasia!).

E, como o Regent's Park é ali perto, fomos até lá dar uma volta.
O parque é LINDO! Amplo, verdinho... cabem uns 3 parcões dentro dele.
Além disso, tem lá o Queen Mary's Garden, que é MARAVILHOSO!!! É um jardim de rosas, com um tipo mais lindo que o outro, com perfumes maravilhosos, que quando batia um ventinho, se espalhava pelo ar.

Só quem não se deu bem com o ventinho e o cheirinho de rosas com pólen pelo ar foi o Rômulo, que ficou espirrando sem parar!

Nos apaixonamos pelo parque, mas eu ainda acho que o St James é mais charmoso... mas o jardim é imbatível, até porque, pra quem não sabe, Rosas são as minhas flores preferidas.
Provavelmete, alem das flores serem bonitas e cheirosas, é por causa da minha mãe, que se chama Rosa.
Vai ver também é por isso que eu gosto do Rômulo... hehehehehe

Quando fomos a caminho do metrô, na Baker Street, nos deparamos com um Pub onde tinha um monte de gente bebendo em pé, na calçada. Bem no estilo Ossip.
Ali tbm tem o museu do Sherlock Holmes e uma loja que só vende coisas dos Beatles, mas na hora em que passamos por ali, já estavam fechados.

Na estação do metrô, vimos um senhor que foi o senhor mais inglês que nós já vimos por aqui. Ele parecia saído diretamente de um livro do Sherlock. Ele era muito, muito alto, com olhos claros, cabelos brancos, chapéu marrom, blazer marrom, gravata e tinha aquela cara de mordomo inglês de filmes antigos.
Pena que quando tentamos tirar foto dele, na escada rolante, a câmera estava com tanto zoom, que só saiu a orelha do Rômulo na foto. Uma pena!

PS: nem preciso dizer que o ponto alto do dia foi o jardim da Rainha Maria.

Um comentário:

Luisa disse...

agora a Rosa, o Rosinha e a menina cor-de-rosa têm que combinar de voltar aí pra fazer uma foto clássica, não?